40 dias de Desintoxicacao Alimentar

ESSE POST ERA PARA VIR ANTES DO DIA 1, MAS NAO SEI PQ NAO APARECEU…

 

Olá, é isso mesmo, 40 dias de um programa especial para limpar meu organismo de produtos refinados, industrializados, e de origem animal.

Nunca fiquei tanto tempo sem comer carne, e acucar branco. É um desafio tremendo p mim, mas estou animada. Desta vez tenho a companhia de 3 amigos muito especiais: Vivi, Ana e Fer.

Bem, fiquei ausente um bom tempo, prometia retornar com tudo e sempre desistia. Pois bem, percebi que sou muito fraca, e totalmente dependente de Deus. Se vc olhar os posts anteriores verá que eu estava lendo o Livro Conselhos Sobre Regime Alimentar da escritora Ellen White. Acredito que essa mulher foi inspirada por Deus, portanto tudo que está aceito como recomendação divina para uma vida melhor e mais estável aqui nesse mundo.

Ontem assistindo a TV Novo Tempo, eu estava vendo um programa q falava sobre a saúde, e a apresentadora disse: ” nós temos que cuidar do nosso corpo e saúde aqui nessa terra nao só com o objetivo de viver mais anos, mas sim de estar com a mente limpa e aberta para ouvir a Deus da melhor forma”. Sabe que eu nao tinha pensado nisso com tanta enfase. Hoje cedo refleti sobre isso, e  até comentei com meu QM que eu quero ter conexao de 100MB de velocidade com Deus.

Bem, vou falar um pouco sobre o programa.

Em junho deste ano conheci o Dr Silmar Cristo que fez uma série de palestras aqui em Curitiba falando sobre a saúde. Eu adiquiri o material dele e ele propõe um programa de desintoxicação alimentar de 40 dias. Porque 40 dias? Para que nesse periodo seu organismo limpe das impurezas, vc tome mais agua, se alimente melhor, e crie novos hábitos.

Abaixo vou colocar o que tem que ser feito…. na verdade vou colar o email que transmiti aos meus amigos, sobre como deviamos agir nesse período. Se vc se animou a fazer, faça e depois me conte. Como se sentiu.

As partes abaixo foram todas retiradas do livro que o Dr Silmar Cristo fornece em seu material.
Na palestra, ele recomenda fazer 3 refeições por dia com intervalos de 5h cada. No material dele ele fala da importancia de se dar um tempo minimo de 5h entre cada refeição. Nesse período nenhum alimento deve entrar em nossa boca. Aproveitemos para tomar nossos copos de agua.
1º passo – Tomar diariamente de 6 a 8 copos por dia.
“A principal razão porque devemos tomar cerca de 2L de agua por dia é que justamente esse volume de agua que o corpo elimina, diariamente, para funcionar bem. A ingestão de água deve, portanto, reequilibrar o que eflui ao longo do dia.”
2º Passo – Comer bem devagar, mastigando os alimentos
DICAS:
- Mastigue os alimentos até sentir que estão liquidificados
- Misture bem com a saliva e saboreie lentamente cada bocado.
- Se estiver agitado ou nervoso coloque um bocado na boca e repouse os talheres na mesa…. mastigue…Então retome os talheres e sirva-se de um novo bocado. O próprio ato de mastigar é tranquilizante (vou comer muito ciclete kkkkk…brincadeira).
- Cada refeição deveria durar pelo menos 30 minutos.
3º Passo – Dormir antes das 22h30 e não comer alimento algum pelo menos 3h antes de dormir
DICAS:
- Tenha um horário regular e uma rotina de preparação para dormir. tome um banho quente para relaxar. Siga seu “ritual do sono” até que o corpo fique acostumado.
- Condicione-se para o sono, controlando as condições do ambiente: clariidade, barulhos, temperatura, ventilação, colchão, travesseiro, cobertas, estímulos ao cérebro (Tv, computador, celular, leitura, musica estimulante).
- Evite muito liquido para nao interromper o sono durante a noite, mas se tiver sensação de fome/sede tome um copo de agua bem fria lentamente.
- Leia o Salmos 103:1 a 5 ao deitar e ao levantar.
4º Passo – Comer alimentos crus antes dos (ou junto com os) alimentos cozidos e aposentar o equipamento de microondas.
Dicas:
- Coma frutas doces no desjejum
- Coma verduras com variedade de cores no almoço.
5º Passo – Realizar uma atividade física moderada e contínua todos os dias.
Dicas:
“De todos os exercícios fisicos, o melhor é a caminhada. Para ter efeito precisa ser uma caminhada vigorosa, passo rápido, e longa o suficiente para elevar os batimentos cardíacos, favorecer a transpiração e acelerar o folêgo.
6º Passo – Combinar corretamente os alimentos, equilibrando o conteudo das refeições.
Dicas: É preciso planejar o cardápio da semana de modo a nao ter os mesmos alimentos a semana toda.
- Em toda refeição deve haver vegetais crus (enzimas vivas – frutas ou verduras (nao misturar frutas com verduras).
- Os cozidos sao bem vindos, especialmente os feijões e cereais. Pão e outros farináceos também devem constar no cardápio. Castanhas, nozes, amendoins, avelãs complementam a dieta. O uso do mel é altamente recomendável. O melado de cana pode figurar na lista de alimentos, ocasionalmente.
7º Passo – Evitar muita variedade de alimentos na mesma refeição.
DICAS:
-Coma no máximo cinco variedades por refeição.
- A variedade é importante mas nao precisa ser na mesma refeição.
- Distribua as variedades durante a semana.
“Quando se usa não mais do que tres tipos de alimentos na mesma refeição, o corpo consegue hierarquizar e ordenar bem o trabalho de assimilação.”
8º Passo – Eliminar do seu cardápio as bebidas estimulantes e os alimentos com aditivos
Café, refrigerantes, chás cafeinados (preto, mate), alcool (fermentados ou destilados), sucos desidratados ou industriais (adeus Del Valle, Ades etc), aguas gasosas, acholatados –  voce ficará livre de uma verdadeira coleção de bebidas impróprias para o consumo humano. Em compensação, sucos naturais (fruta espremida ou triturada) e iogurtes naturais (caseiros), além de agua pura, satisfarão sua sede.Parece uma lista restrita e simplificada demais, mas lembre-se de que com isso voce começa a se livrar tambem do acucar, colocado pelas industrias em praticamente todos os produtos.
No ambito dos alimentos, todos que vem embalados industrialmente com rotuluos em que se lê as palavras “conservantes”, “estabilizante”, “endulcorante”, “essencia”, “sabor(ou aroma)” artificial de.., etc, deixarao de conspirar contra a sua saude.
DICAS:
- Procure consumir os produtos no estado mais natural possivel.
- Ao deixar a cafeína, algumas pessoas podem apresentar quadros de crise de abstinencia como dores de cabeça. Isso ocorre por ser ela uma droga viciante, causadora de dependência.
9º Passo – Eliminar os cereais refinados de sua alimentação
É necessário consumir cereais e deixar os refinados nao é uma tarefa tao dificil. Os sabores sao diferentes, e o modo de preparar tambem muda, mas as vantagens sao expressivas.
10º Passo – Eliminar os produtos de origem animal de sua dieta (carnes, ovos, leite)
“Esse é o penúltimo passo para libertar-se do modo de vida insatisfatório, mas pode ser muito mais dificil do que o passo anterior. Nutricionalmente muita coisa pode substituir a carne vantagem –  feijoes e castanhas por exemplo. Mas, em termos de sabor e textura, nao  há como imita-la. As carnes vegetais  e os bifes de glúten sao uma tentativa bem intencionada, mas nunca chegam a satisfazer completamente, em especial aqueles que “não vivem sem carne”.
É uma questão de custo/beneficio (ou custo/maleficio) – todos os inconvenientes da alimentação carnea, precisam ser suficientes para nos convencer de que esse nao é o regime alimentar mais apropriad. ( no livro e DVDs ele explica detalhado, tem no youtube)
11º Passo – Eliminar o açucar refinado de sua alimentação,
“Ficou para o final a dependência mais dificil de ser rompida, para alguns. Muita gente tenta substituir o acucar refinado pelo mascavo, pelo melado ou pelo mel. Nada adoça como o açucar. Uma coisa a ressaltar é que o açucar sobrepoem seu sabor, implacavelmente doce, aos alimentos a que é acrescentado. Como o sal em excesso, o açucar “esconde” ou obstrui os outros sabores.
Com esses passos você fará uma “faxina” em seu organismo. Pode ser que o corpo, aproveitando-se de sua nova conduta em relação a ele, resolva aproveitar a oportunidade e colocar para fora as toxinas acumuladas por anos. Nao é incomum aparecerem erupções cutaneas (manchas ou feridas na pele), febres e algum outro desconforto. Nao se assuste. Podem ser apenas manifestações dos rearranjos internos que o novo modo de vida ocasiona. Esteja atento para manter um equilibrio adequado entre os 11 temas dos passos precedentes, especialmente no campo nutricional, pois seu corpo precisa de forças e vitalidade para rearrumar “sua casa”.
40 dias de persistência, intencional, teimosa, determinada, inteligente e voce vai ter incorporado os habitos que conduzem à saude e à longevidade.
Veja os benefícios:
1) Melhora da resistência a infecções.
2) Melhoria da resistencia a tumores
3) Melhoria dos eventuais distúrbios digestivos ( úlceras, gastrites, refluxos, má disgestão)
4) Melhoria do desempenho físico;
5) Melhoria do desempenho mental
6) Perda substancial do excesso de peso (adorei essa parte!!!!)
7) Melhoria substancial da hipertensão arterial.
8) Melhoria substancial da diabetes
9) Melhoria dos quadros depressivos.
10) Melhoria de dores musculares.
11) Melhoria em quadros de inflamação crônicos (artrites, sinusites, etc)
12) Melhoria substancial de quadros alérgicos
13) Controle efetivo do stress
14) Melhoria de quadros asmáticos e outros problemas respiratórios.
15) Retorno ao normal dos níveis de colesterol e triglecirideos.
16) Melhoria na textura da pele.
17) Melhoria no desempenho sexual.
18) Melhoria da circulação.
19) Maior capacidade metabólica geral
20) Sensação de bem estar e bom humor.
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